← Voltar Publicado em

Como criar em tempos incertos?

Esses são dias difíceis. Desafiadores em todos os sentidos. E talvez eu não tenha as respostas sobre como melhorar, mas eu vou tentar conversar com o mundo do jeito que eu consigo: escrevendo. 
Espero que no processo isso ajude alguém. 

A Pandemia do Coronavirus não chegou batendo na porta e perguntando se podia entrar. Mas ela agora toma conta das nossas vidas, da nossa mente e de todos os cantos das nossas conversas. 
E eu tenho um bocado de amigos se perguntando como continuar, como proceder, como voltar ao normal. E é aí que a gente congela. 

Criar já não é um trabalho fácil, exige da nossa mente, do nosso corpo e algumas vezes passa levando uns pedaços da nossa auto estima. Então como fazer isso, sem que leve também nosso pouco ânimo nesses dias?

Num tempo onde tudo é incerto, o que eu posso te ajudar é tentar aliviar o peso. Deixar de lado as coisas que te prendem.
Deixar pra trás a pressão de acertar. 

Se você escreve: escreva clichês bobos, tipo casais se apaixonando num café. Nós não precisamos, nesse momento, nem fazer coisas inteiras. Pense numa cena, num nome ruim de protagonista. Crie um personagem que é dono de uma loja de sementes e se chama João. Ou uma vilã que ri feito a Paola Bracho queimando apólices.

Paola Bracho segurando uma taça de cristal aprecia esse post.

Se você desenha: desenhe um pastel com olhinhos, um meme... Uma personificação da planta Comigo Ninguém Pode versão humana. Um cara fortão que chega em casa e rega as plantinhas. 

Qualquer coisa, que te mantenha ativo, mas sem pesar. Sem ser sério e definitivo. Escreva piadas ruins, mande fotos desengonçadas pros seus amigos e faça coisas que não pesam seu coração. Faça uma paródia de pagode com seu personagem preferido de Tormenta... 

Sckhar cantando pagode que eu fiz.. sei lá. Em dezembro.

Os dias estão difíceis. Vamos manter leve o que dá pra manter leve.
Se perdoem quando não der pra fazer nem isso. Desabafem com linhas, palavras e pensamentos. Quando a nuvem abaixar, a gente pensa em coisas sérias e grandes.

E não se esqueça dos básicos: tente se alongar, tome um pouco de sol na janela, tente comer o melhor que der jogue algo divertido com quem tá perto de você. Seja online ou offline.
Fique em casa e fiquem bem. 


P.S: O NaNoWriMo tem ajudado um bocado fazendo listas pra ajudar a passar por esses dias difíceis. E pra isso, fica aqui a hashtag dos posts deles.
É só procurar por #StayHomeWriMo ou ir nesse link aqui https://nanowrimo.org/stayhomewrimo
Eu pensei em traduzir, mas me faltou um pouco de força e ânimo. Então fica aqui a indicação. Mas são exercícios pra praticar o bem estar mental, físico, social e a criatividade. Espero que ajude.