← Voltar Publicado em

Retiro de Escrita - Turma 1

RETIRO DE ESCRITA ONLINE

Este curso será uma exploração tranquila e dinâmica da escrita. Com um progresso desenvolto, que motive autores a continuarem. Esta, no entanto, é uma turma avançada. E isso quer dizer que não podemos abandonar o barco no meio. Que a intenção de cada um seja sair daqui mais seguro para continuar o seu projeto de escrita, seus livros ou tomar coragem para apresentar sua escrita para o mundo. E com boa parte do caminho andado.

O objetivo é manter todos motivados e escrevendo, alimentando a criatividade durante toda semana e desafiar a nossa escrita a continuar. Com tempo para tirar dúvidas, conversar com outros autores e desmistificar dúvidas e dificuldades comuns de todo autor. Não vamos falar tanto sobre problemas comuns de escrita, mas sim mergulhar em como planejar e mover a história. Conhecendo outros autores e desenvolvendo a escrita.

Não é preciso ser um autor publicado nem ter um livro já escrito para fazer este curso, mas sim ter o compromisso de estudar e começar um projeto de escrita. Junto com outros autores se incentivando e estudando escritas e métodos de evolução.

As aulas serão ministradas online, os alunos receberão um link onde poderão se conectar com a professora. Não é necessária câmera, mas é preciso um microfone para se comunicar com os participantes.

CRONOGRAMA E DATAS

TODAS AS AULAS TERÃO INÍCIO ÀS 21H.

SEMANA 1 - (5 e 7 de maio)

  • Aula 1 - Apresentação e explicações

Como serão ministradas as aulas, método, formato, ritmo etc. Troca de idéias e sobre o que vão escrever? Qual o tamanho do projeto final e entregas.

  • Aula 2 - Começando a escrever

Juntando idéias e o que é arquétipo de gênero. Como encontrar o sabor da sua história. Entregar algumas linhas sobre as suas idéias.

SEMANA 2 - 12 e 14 de maio

  • Aula 3 - Planejamento

Escrita consciente, o que é e como conduzir. Tipos de planejamento e estruturação do texto. O que é escritor jardineiro e o que é escritor arquiteto. Até quando planejar e até quando seguir um processo livre de escrita e como manter os dois funcionando.

  • Aula 4 - Ritmo, exploração e Movimento

Achando seu combustível. Altos e baixos e exploração de estruturas narrativas. Quais técnicas podem te ajudar mais a escrever. Entrega de um pequeno parágrafo de resumo da sequência de eventos.

SEMANA 3 - 19 e 21 de maio

  • Aula 5 - Acompanhando a evolução

Conversa mais aberta sobre os projetos, perspectivas sobre a história e próximos passos.

  • Aula 6 - Finalizando a primeira versão

Entrega e análise coletiva da primeira versão da história ou da peça de escrita de pelo menos 1600 palavras, com resumo e texto. Aqui os textos podem ser trocados entre os alunos.

SEMANA 4 - 28 de maio

  • Aula 7 - Reescrever e Editar

Métodos de reescrita e acompanhamento do processo pessoalmente, analisando e editando um texto em conjunto. A diferença entre olhar distante e crítica e adereçando sentimentos ruins sobre a nossa escrita. Comentário sobre as escritas.

Entrega do material final no dia 26 de maio.

SEMANA 5 - 4 de junho

  • Aula 8 - Comentários e discussões sobre o material final

Esta última aula é basicamente uma conversa, os comentários sobre o resultado das escritas e mais algumas dicas sobre publicação e mercado editorial.

Trabalho final: Um resumo de toda história com um parágrafo curto + 2000 palavras no máximo. Que serão comentados na última aula, no dia 04/06

Valores e Pagamento

Se este curso te interessa, vamos tentar fazer com que ele seja cada vez mais fácil para que você participe. Como é a primeira turma, eu sempre faço ele um pouco mais em conta, porque estou testando apostila e as aulas. Então aproveita!

Serão 8 aulas por R$180,00 por boleto ou depósito bancário

  • 3x 60,00 por boleto
  • ou R$170,00 à vista

INFORMAÇÕES COMPLETAS SOBRE O CURSO E DÚVIDAS COMUNS:  https://bit.ly/3ecbBHw

INSCRIÇÃO: https://bit.ly/2Vm5rvU