← Voltar Publicado em

Faça Hoje!

Este texto foi escrito em 2016, mas eu ainda acredito muito no seu conteúdo. Não espere planos se acertarem pra começar um projeto. Apenas comece.

***

Desde que eu comecei um perfil no Curiouscat  (https://curiouscat.me/ninahobbit) eu tenho recebido um monte de perguntas lá, (não sei se pelas streamings de RPG, não sei se só porque tá lá mesmo, ou se é porque eu floodei as pessoas com as respostas enquanto esperava o render dos meus trabalhos desesperadores de faculdade) e muita gente tem pedido conselhos pra mim, sobre faculdade, trabalho, fazer o que ama e etc. E apesar de eu saber que sou essa pessoa que sempre tem algo pra dizer pra tentar ajudar as pessoas isso tem me feito pensar muito.

Junto disso eu ainda tive 3 amigas com quem conversei sobre isso, sobre estar na profissão/faculdade errada e sobre querer fazer algo que você ama. E caramba, como tem gente nessa situação. E também tem aquela velha coisa de faculdade e trabalho formal que a gente tem que passar. Essas épocas são difíceis, mas eu não quero discorrer muito sobre elas. Eu quero hoje lembrar pra vocês uma coisa muito mais importante.

Seja lá o que você estiver fazendo; trabalho, escola ou faculdade, se tem alguma coisa que você ama e quer fazer: faça hoje.

Nós não devíamos esperar uma faculdade inteira acabar, a vida acabar, a escola acabar, concentrados nesse sofrimento que é a dúvida do que fazer. Nenhuma novidade até aqui: a vida é curta.
Pois vejam, se ela é curta, porque esperar amanhã pra tentar fazer o que a gente tanto sente que quer? 
Vai fazendo, vai criando. Não precisa largar o trabalho nem a escola nem buscar aprovação imediata. Senta e vai fazer. 
Busca um curso, um clube de escritores, pega umas traduções de fã pra fazer, uns tutoriais de desenho, uns vídeos pra editar, umas receitas de cupcake, uns livros de matemática (vai que alguém tem vontade de ser matemático)…

Passe esse tempo com o que você sente que seu coração quer fazer, é tentar fazer isso sem a pressão de ganhar dinheiro, sem pesar na balança o seu futuro nesse momento inicial. Esse tempo praticando é importante, se você ama isso ele vai te fazer bem. Você pode ver as dificuldades do dia a dia dessa atividade, ao mesmo tempo que vai tirar esse peso de ‘não estar fazendo o que quer’.

Durante a minha faculdade despertou em mim a vontade de tentar fazer confeitaria, essa coisa tava dentro de mim por um tempão. E eu fui lá e fiz. 
Eu já cozinhava desde sempre e sempre gostei disso, (assim como já quis trabalhar com ilustração nas épocas de colégio e passava as aulas de matemática estudando desenho sozinha.)Todo mundo adorava meus doces e eu adorava faze-los, mas parar pra estudar, melhorar minhas técnicas e produzir doces com as temáticas que eu amava foi um projeto bem mais elaborado. 
Eu me juntei com uma amiga e fomos reunindo idéias, receitas.. Depois fomos fazer nossos doces e vender em eventos pequenos, eu vendi uns na faculdade também. Depois eu e a amiga paramos o projeto, porque trabalhar juntos depende de muita coisa, (e foi bom pra aprender que uma sociedade não é simplesmente fazer coisas juntos, que exige muita sincronia). E eu ainda continuei um projeto fazendo doces, em mais eventos, melhorando mais ainda minhas técnicas e ficando bem orgulhosa do meu trabalho. Tudo isso ainda fazendo a faculdade e tentando dividir bem meu tempo, ficando por conta dos doces só uma semana por mês e nos 3 dias antes dos eventos pra vender. Gerava um feedback legal, as pessoas gostavam do que eu fazia, eu gostava do que eu fazia.

Bom, a faculdade deu uma apertada, eu fui fazer estágio, as encomendas esfriaram e eu acabei deixando o projeto de lado. Mas não a paixão e não a vontade de fazer isso. Quando eu terminar a faculdade eu terei 2 feedbacks: o de fazer arquitetura e o de fazer doces. Eu quero tentar os dois, ver o que dá certo no futuro, e daí em diante medir se vale à pena trocar um pelo outro.

É, parece idiota ocupar metade do meu tempo com um troço que eu não sei se vai adiante. Mas sabe.. se você tá com isso te remoendo por dentro é melhor fazer, é melhor tentar, nem que seja por 6 meses ou um ano. Porque aí pelo menos você tem a experiência de ter tentado, e aí sim, escolher depois se compensa largar o que você faz hoje. Pegue um projeto e ocupe parte da sua semana com isso se puder, sem o compromisso de dar tudo certo nesse momento. O imperativo é fazer, treinar, estudar, produzir. É melhor do que só ficar com o coração pesado, com a vontade de fazer o que você gosta te comendo por dentro.

Faça, porque você ama, faça porque é hoje, faça porque hoje seu amor é esse e isso te faz bem. Faça porque você pode ter sucesso, ter algo bom, ter um feedback, faça pra sentir o dia-a-dia das coisas. 
A vida é curta e decidir por desistir de algo sem tentar é loucura. 
Faça o que ama, hoje, sem medo, sem cobranças. Amanhã a gente decide o que fazer com isso.