← Voltar Publicado em

Opiniões sobre Love Alarm - Netflix

Um dorama de ficção romântica sobre as complicações que um aplicativo pode trazer.

Love Alarm é um dorama levemente futurista, baseado em um webtoon (um quadrinho online) que fala sobre um aplicativo de celular que informa se alguém num raio de 10 metros ama você. 

Sua principal história é sobre um triângulo amoroso que se inicia entre uma garota e dois amigos de infância nos tempos de colégio e se desenvolve na vida adulta dos personagens.

Título: Love Alarm /johahamyeon ullineun/좋아하면 울리는
Diretora: Lee NaJung
Roteiristas: Lee AhYeon, Seo BoRa. Baseado no webtoon de Cheon KyeYeong


O mundo de Love Alarm não é tao diferente do nosso, mas o fato de existir um aplicativo que expõe nossos sentimentos muda completamente a dinâmica dos adolescentes. A primeira parte do dorama mostra uma narrativa da protagonista JoJo, como se ela estivesse vivendo as memórias de seu tempo de colégio, e seu curto romance com SunOh.

Honestamente eu tive aquele primeiro momento de inveja de criador.
“Ah, que idéia genial! Queria que eu tivesse pensado nisso”.
Nossas histórias futuristas são sempre pessimistas, e sempre contamos histórias sobre novas tecnologias que culminam na devastação da sociedade e os perigos que isso trazem. Podemos ver isso diversas vezes em Black Mirror, por isso adoro os doramas de ficção científica + romance. Eles me parecem frescos e reais.

Então no início, vendo uma história sobre como um romance pode aflorar e se fortalecer com uma nova tecnologia foi algo muito empolgante. E que eu honestamente adoraria criar.

Mas claro que as coisas não são tão simples. E a história se complica quando os dois amigos, Sun Oh e Hye Yeong se veem gostando da mesma garota. E outras pequenas histórias se desenvolvem. Como o garoto ‘mais feio’ tenta confessar seu amor para a garota popular da escola ou mesmo o futuro da história e a frustração de nunca ter o seu love alarm tocando.

Sun Oh vai adiante com sua paixão por Jojo, mesmo sabendo que o amigo gostava da garota. A história de Sun Oh e Hye Yeong é complexa porque a mãe de Hye Yeong trabalha para a família de SunOh, trazendo a tona pequenas discussões sobre a vida de famílias de Domésticas e como isso interfere nas amizades. Ambos combinam de deixar Jojo decidir quem queria, mas não sem Sun Oh já ter avançado e dito que gostava dela o quanto antes.

*Spoilers daqui em diante*

Como esconder os seus sentimentos?

Os acontecimentos entre passado e futuro são paralelos. E vamos tendo pequenas revelações de cada um ao longo dos oito episódios da primeira temporada. SIM, É UM DORAMA EM TEMPORADAS. Mas tomara que sejam apenas duas temporadas, com oito episódios cada. Totalizando nos 16 episódios comuns em doramas. Veja bem, meu coração de dorameira não aguenta mais que isso!

A história de Jojo, Sun Oh e Hye Yeong passa por altos e baixos. E acaba com a separação do primeiro casal e Hye Yeong apoia os dois no colégio.

Mas muitas coisas acontecem e Jojo decide renunciar completamente do amor, após alguns incidentes envolvendo seu passado e a sua dificuldade em contar sobre eles para Sun Oh. O casal acaba se separando. Ela com medo de ficar mal aos olhos dele e não querer contar sobre sua história se esconde e termina o relacionamento.

A história de Jojo é dramática. No presente e no passado.
Quando criança sobreviveu ao suicídio coletivo dos pais e mora com a tia e a prima. Trabalhando muito para manter seus estudos e a avó doente numa casa de repouso. No melhor estilo ‘Cinderella, Madrasta e suas irmãs malvadas.’ Mas as coisas mudam no presente, depois de tantos anos com o Love Alarm funcionando.

Jojo acaba por ganhar um escudo, que faz com que nenhum Love Alarm seja acionado por seus sentimentos. E ela esbarra com um SunOh namorando uma influencer e Hye Yeong adultos, ambos ainda gostando da garota.

No futuro é Hye Yeong que decide ir adiante com seus sentimentos, o que deixa SunOh balançado e incomodado. Não vou fazer juízo de valor sobre os dois. Hye Yeong é definitivamente mais romântico e SunOh mais intenso. Até o oitavo episódio, ambos podem terminar com Jojo.

SunOh namora uma influencer. E por causa do aplicativo fica nítido que ela o ama, mas ele não corresponde. Então acaba que a história também explora esse lado do amor resiliente. Da pessoa que quer ficar com quem ama ainda que ele ame outra pessoa.

Com as novas investidas de Hye Yeong, Jojo decide dar a ele uma chance, e quem sabe experimentar o amor novamente. Mas não sabemos o desfecho disso. Já que SunOh está disposto a interferir.

Opiniões finais

Acho que a história é interessante, e tem muito a ser explorado. Nos últimos episódios somos expostos ao lado não tão bonito do aplicativo. Discutindo suicídio, solidão e revolta da população.
Os casais são interessantes e ainda há muito o que descobrir sobre eles e suas decisões amorosas.

Há quem esteja reclamando da falta de desenvolvimento da história, mas acho que temos um prato cheio com a prima de Jojo, o criador do aplicativo e outros diversos pequenos universos explorados.

Ainda é um dorama com um olhar não pessimista sobre o futuro, mas também não é isento de críticas sobre a influência do alarme, das relações sociais e sobre o amor. É tudo o que eu queria, sem nem saber que precisava.

Amor e tecnologia mudando o mundo.

Fonte dos dados técnicos aqui.